domingo, 28 de setembro de 2008

Indiferença

Estou lendo um livro muito legal, e nele existe o seguinte paragrafo: "O contrário do amor nao é o odio. O contrario do amor é a indiferença". Sempre escutamos que amor e odio andam juntos, mas se pararmos para pensar, nao é isso que acaba com qualquer relacionamento (entre amigos, namorados, parentes), mas sim a indiferença.
Quando falamos em indiferença, como: "tudo bem, faca como quiser!", "ta bom!", deixamos de lado a importancia e o respeito que temos pelas pessoas. Nos nos separamos delas.
E assim, nos afastamos de pessoas que se importam pq apenas nao demos atençao. O livro resume bem: "Aonde há indiferença, não há paixão."
Meu pai sempre diz: "Amar é dar atençao". Pensando bem, essa frase é o contrario do que falamos da indiferença. (Acho que tem varios fatores alem disso, mas o papo é sobre indiferença, entao nao vou mudar o assunto =P.)

Isso acontece muito com amizades, na qual nao temos paciencia, nao temos afinidades, e a conversa acaba rapido, apenas para manter o contato e a educacao. Nao fazemos esforço para sermos melhores e pacientes.
Quem ja nao viu algum casal aonde o homem fala para mulher: "Pode ser esse, tanto faz!", "Faz o que vc quiser!". Isso nao é liberdade, é indiferença! Provavelmente o relacionamento ja nao esta bom, e a separacao vai acontecer se nao houver dependencia de alguma das partes.
O que fazer para curar a indiferença? é o amor. Mas vem junto com um monte de coisas, como atencao, paciencia, perdão, aceitação...

Podemos dar independencia para uma pessoa parecendo ser indiferentes.. usando as mesmas frases, mas vai depender do jeito que ela vai interpretar. A maioria das pessoas nao tem a capacidade de simular isso. Talvez seja melhor mostrar a independencia e liberdade de um jeito diferente. O melhor mesmo é sempre explicar e nao deixar nada em duvida. Somos nosso pior inimigo.

Nenhum comentário: