sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Perdoar

"Se quiser ser feliz por um segundo: vingue-se; Se quiser ser feliz para sempre: perdoe "
Como falar para uma pessoa perdoar, se vc mesmo é uma pessoa q nao perdoa? O famoso "Faça o que eu falo mas nao faça o que eu faço"??
Perdoar sem confiar é realmente perdoar?
Vc perdoaria um pai que deixou os filhos e a mulher? Eu nao perdoaria. Foi o que aconteceu com a minha avó. Meu "avô" saiu de casa e nao voltou mais. Nao deu mais noticias, ate hoje nao sabemos se ele esta vivo ou nao. Provavelmente nao, calculando ele estaria hoje com uns 90 e poucos anos. Deixou meu pai e mais 4 irmaos passando necessidade, fez minha avó trabalhar pra caramba para sustentar a familia. Ai eu pergunto.. Vc perdoaria? Meu pai perdoou, meu tio tambem. Eu que nao cheguei a conhecer ele, nao consigo perdoar. Ele foi covarde, fraco, deixou uma familia para tras. Pode ser exagero, mas nao consigo perdoar ate hoje, talvez seja um sentimento verdadeiro, por mais que eu nao tenha vivenciado.
Ontem eu fui pedir para uma amiga perdoar o pai, por um motivo bem mais fraco que esse. Ele traiu a confiança dela. Ele nao tinha esse direito...
E eu? Tinha esse direito de falar para perdoar?
Tem uma medida para perdoar? Acho que fica a criterio de cada um. Afinal uma traicao é diferente de um insulto. Um abandono é diferente de uma briga.
Ai usamos o livre arbitrio, nosso senso de justica e de julgamento. Ter bom senso ou nao.
Com certeza eu sei que esse sentimento de raiva dentro de mim nao me fará bem. Nao faz bem a ninguem. Talvez eu vá ler esse texto daqui alguns anos e nem irei mais lembrar disso. Talvez eu perdoe. Tomara que sim.

Nenhum comentário: